segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Sobre o poder do hábito

Não é de hoje que vivo num continuum de criar e ajustar hábitos em minha formação. Ora com alguma agenda institucional, ora de forma mais tranquila com projetos pessoais a serem feitos num trabalho solitário, me refiro àqueles que se eu não fizer, ninguém poderá fazer por mim.

No atual momento, vivo com um “laço aberto” como diz David Allen (2014) em minha mente, enquanto busco caminhos e sigo na realização de ações essenciais para o fortalecimento intelectual, a fim de resolvê-lo sem mais delongas. Segundo o autor (idem), esses pensamentos absorvem nosso poder de concentração, foco e realização de ações significativas acerca de nossos propósitos.

Isso não quer dizer que esse processo de estudo será rápido ou devagar. Vupt! Lá vêm aquelas questões pertencentes à noção de tempo.

Bem, o que quero dizer e não disse logo, sem antes contextualizar o período atual, foi que ao remodelar meus planos de ação e reprojetar o hábito de estudo que envolve ler, escrever e consolidar as ações planejadas de acordo com cada propósito no dia a dia, principalmente naqueles dias sem o deslocamento para o trabalho. Em situações que fogem a minha rotina, como a visita de um parente, por exemplo, quando percebi, já tinha agido de modo muito impaciente e, logo, sem ao menos trocar o pijama, estava imersa na toca do coelho, lugar onde posso dar conta de meu próprio planejamento.

Deveras, esse comportamento se tornou mais pulsivo com a incorporação de um diário de papel, onde concentro meu Bullet Journal, o controle dos hábitos, o Commonplace book, minhas listas “Lendo”, “Lidos” e “Para ler” e anotações de aprendizagem. De fato, não tive problemas de concentração, mas, talvez de modo contraditório, a pulverização de informações atrapalhou o meu foco de trabalho
de tal maneira que sai do script ao extremo.

O poder do hábito é tão forte que retomei os insights e a escrita de meus textos. A mágica está em nossas mãos! Resta-nos fazer as escolhas mais coerentes com nossos propósitos. Partilhar esta experiência teve um objetivo motivacional para que você não se distancie de seus sonhos-projetos. Mesmo na temporalidade do caos.

Fontes:
Imagem produzida com o App MomentCam, disponível para Android, iOS e Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!

Postagens populares