quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Organização da casa

Tudo bem amig@?


O prazer de montar um lar sozinha ou com outra(s) pessoa(s) traz a necessidade de manter um mínimo de limpeza e organização para a nossa própria saúde. Contudo, com esse ritmo de trabalho moderno acabamos fazendo escolhas que dificultam a manutenção do ambiente em que vivemos.
Atualmente dispomos de opções interessantes para otimizar o valoroso tempo que destinamos à organização do lar, nesse balaio precisamos incluir sessões diárias de limpeza, tirar tralhas e (re)organizar os objetos. Num próximo post vou tratar da sessão desentralhar.

Nesta perspectiva de dar conta da organização da casa, algumas donas de casa se tornaram Youtubers, outras se tornaram personal organizer, com a opção de contratar empregada doméstica, diarista, arrumadeira, copeira, cozinheira etc.

Ao mesmo tempo, outras soluções tecnológicas vieram nos dar uma mãozinha. Os aparelhos eletrodomésticos, os manuais com tecidos de texturas mais deslizantes, maior poder de absorção, troca mais rápida, cabos flexíveis enfim, com propriedades que facilitam o trabalho de limpeza. E ainda, os aplicativos como Todoist, Any do, ATracker, Timer Planner entre tantos outros gratuitos e pagos que existem na rede. Nesses Apps temos que editar as personalizações, de acordo com nossos interesses. Contudo, para ter uma visualização melhor geralmente nos direciona para a versão paga desses sistemas. Ok! Válido quando cabe em nosso orçamento. Por hora, preferi a lógica “do it yourself” (Faça você mesmo!). Por isso, escolhi o Google Drive (gDrive) por ser um sistema mais acessível no momento.


Este modelo que nomeie “Casa Organizada” está aberto para edições. A ideia foi adicionar funções que agreguem valor à noção de produtividade relativa às tarefas domésticas. Na versão inicial usei os verbos no infinitivo, porém na planilha Controlador de Tarefas não tive o sentimento de ter realizado. Parecia que minha Agenda estava sobrecarregada. Então, alterei o tempo verbal para o pretérito perfeito do indicativo. O resultado foi recompensador porque a ideia não era acrescentar a carga de responsabilidades diárias em agenda. Outros sistemas como o Bullet Journal e a Agenda Google estão em uso, considerando o método GTD.




Se você ainda não tem uma conta no Google, recomendo que crie e compartilhe esse formulário direto do meu Drive. Ou mesmo, baixe no formato planilha em sua máquina, mas perderá as atualizações de forma automática. Caso precise de ajuda, deixe seu comentário aqui embaixo que terei satisfação em buscar uma maneira de ajudar. Fique à vontade para sugerir aperfeiçoamento da ideia. 😁

Benefícios do formulário Casa Organizada:
  • visualização diária, semanal, mensal e anual das ações de Organização da Casa;
  • oferece o controle de tempo gasto para realizar as tarefas domésticas o que possibilita a criação de desafios com métricas mais ajustadas, afinal temos outras coisas para fazer, inclusive descansar;
  • status de produtividade que coopera para automotivação;
  • observar os setores da casa que precisam de cuidados;
  • capturar as próximas tarefas que se fazem necessárias;
  • analisar a frequência dos tipos de cuidados com a casa;


Agora, considere que você poderá fazer esse controle em deslocamento pela cidade, acionar por compartilhamento de lembretes, e-mail e/ou o próprio formulário, outros habitantes para ajudarem nas tarefas, de acordo com a disponibilidade de cada um e planejar tudo com maior antecedência sem gerar urgências ou maiores transtornos. Isso tudo de forma gratuita!


Fontes:


A arte de fazer acontecer de David Allen


Canal do YouTube Vida Organizada


The Bullet Journal Method de Ryder Carroll


Aplicativos:
Todoist

Any do

ATracker

Timer Planner

Google Drive

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!

Postagens populares