segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Escrever para organizar

Olá Amig@,
Faz tempo que desejo ter esta conversa com você, mas não antes de realizar alguns movimentos outros para que este post fosse escrito e publicado. A intenção é tecer uma breve reflexão do que fizemos desde janeiro de 2009 e marcar uma nova fase de vida e carreira que aos poucos será desvelada aqui no Leituras Diversas Blog.
O Leituras Diversas Blog foi criado com a intenção de divulgar ideias, eventos, cursos, leituras, reflexões em vários formatos sob temas culturais e educativos. Desde então, tivemos desde simples compartilhamentos de links, narrativas e várias reconfigurações de estilo, enquanto experimentamos a convergência de mídias e novas hipermídias. Claro que tudo isso está implicado com as fases de desenvolvimento da plataforma Google, enquanto artefato cultural de aprendizagem da cibercultura. De fato, essa empresa cresceu exponencialmente e alavancou transformações significativas em nossos cotidianos. Inovou com tendências de usabilidade em interfaces comunicacionais cada vez mais intuitivas e responsivas. A personalização do sistema se tornou possível de modo democrático e, isso permitiu aos usuários partilharem de uma cultura de cocriação de modo ampliado, a ponto de termos “um sol para cada um”, ou seja, um Google do jeito que você quiser.
Os estímulos foram tantos que quando vi já tinha pedido para minha irmã criar uma Logomarca @MFRC com atualizações feitas no decorrer dos anos, organizado o Blog com tags e layouts surpreendentes em conexão com outras redes sociais digitais como Twitter, Facebook, Academia.edu, Livemocha, outros blogs, sites, inclusive com games e o mundo virtual Second Life. Os links estão disponíveis no Blog até hoje. Confesso que algumas dessas redes telemáticas são alimentadas em conectividade com as outras ou simplesmente foram deixadas de lado. Isso se soma ao lixo eletrônico que cocriamos no ciberespaço, contudo com a perspectiva da experimentação, investigação do que é, como é possível utilizar e avaliar se agrega algum valor em nosso dia a dia.
No decorrer dos anos e paralelo a esses tempos de imersão na cibercultura, vou saltar para algumas apreensões que me ocorreram de 2014 para cá. Outro dia assisti um vídeo da Youtuber Thais Godinho no canal Vida Organizada que citou a história do sapo numa panela no fogo aquecendo até ele morrer sem sentir. De certa maneira, isso aconteceu comigo, com alguns de meus projetos que num rebuliço social foram escorregando de minhas mãos como areia sem que eu conseguisse de fato agarrá-los. Um caos compartilhado com muitas pessoas, principalmente no Estado do Rio de Janeiro e também por alguns amigos mais chegados. Daí alguns disseram, nós também vivemos dias difíceis. Ao que eu respondo, cada um com o seu. Só sei que não consegui ser capaz de reorganizar a vida e ter a paz interior para seguir com sentido no aprimoramento de tudo aquilo que demorei anos construindo como oportunidade. Apesar de ser areia e não água, eu não consegui reter muita coisa.
Nesse processo, questões como fé, crenças, amor, sonhos, foco… foram se esvaindo de minha racionalidade. Por enquanto, só dá para tratar de forma genérica mesmo. Espero conseguir falar sobre todas esses “laços abertos” aos poucos, assim como resolvê-los. O primeiro passo foi parar tudo, ficar comigo mesma, buscar minha paz interior, visualizar o que eram meus projetos, o que fiz e os acordos que quebrei, o que quero daqui em diante, ainda não consegui ousar em tecer novos sonhos, por hora quitar as pendências se tornou prioridade para seguir nesse processo. Assim, o segundo passo foi reaprender a aprender, retornar e recorrer às leituras elementares que ajudaram a rever os processos, corrigir as necessidades, atualizar os conhecimentos, saberesfazeres… para agora, retomar a escrita com a minha essência, descobrindo o meu estilo não só na escrita, mas em outras áreas da vida.
Escrever me ajuda a esvaziar a mente, destravar, relaxar, ganhar o distanciamento necessário para rever o que é preciso num ou mais projetos, limpar o campo minado, ainda que haja arame farpado pelo litoral. O importante é pensar nas ações para garantir o movimento da vida. O que esse emaranhado da vida particular tem haver com o Leitura Diversas Blog? A autoria, o poder de dizer o que deseja de forma aberta ao mundo e, a partir daí, tecer outras provocações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!

Postagens populares