terça-feira, 25 de junho de 2013

Aulas na rede \0/

Olá Pessoal,
Socializo um que vi agora...
Na minha época o ensino pela música acontecia com remixagens da letra original, mas com a liberação do polo de emissão e conseguintemente o fenômeno da cibercultura o acontecimento vai da sala de aula (local) para o mundo e vice-versa.
Vejam abaixo um artigo que problematiza o processo de ensinoaprendizagem no apresentado e publicado no XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.
ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA A
FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
Roseli P. Schnetzler
Universidade Metodista de Piracicaba (SP)
INTRODUÇÃO
Certamente, três constatações motivaram-me a escrever este
trabalho: i) a significativa evasão de alunos do ensino médio (~ 60%);
ii) o fato dos vestibulares para renomadas universidades brasileiras
estarem apresentando um decréscimo de cerca de 50% em inscrições
para os cursos de licenciatura em Química, apesar das estatísticas
governamentais evidenciarem a enorme carência de professores de
Química para ministrar aulas na Educação Básica; iii) a manutenção
do mesmo modelo de formação docente nos Cursos de Licenciatura.
Se tais dados evidenciam o pouco interesse de jovens brasileiros
em se tornar professor de Química, então, parece-me que isto se
deva, também, ao Ensino de Química ao qual estiveram submetidos
enquanto alunos da Educação Básica. Por isso, o presente trabalho
centra-se na discussão de alternativas didáticas para duas temáticas:
o Ensino de Química na Educação Básica e a Formação Docente em
Química. Para tal, aponto algumas críticas aos modelos tradicionais
de ensino e de formação docente, infelizmente ainda em voga, bem
como, apresento algumas alternativas didáticas que possam contribuir
para a sua superação. [...]
Referência:
SCHNETZLER, Roseli P. Alternativas didáticas para a formação docente em química. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira [et al.]. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte : Autêntica, p. 149 - 166, 2010. – (Didática e prática de ensino). Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_5.PDF>. Acesso em 25 jun. 2013.
 YouTube. Professor dançando Show das Poderosas. (Video 2' 33''). Canal Dyogo Lima. 2013. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=75I8egQNqQw>. Acesso em: Publicado em 25 jun. 2013.
Outra dica é a leitura de 
SantosBoaventura de Sousa (1997), "Quando o local é global e vice-versa", in Rig, Tadeu e Spolidoro, Vera (org.), Porto da cidadania. Porto Alegre: Artes e Ofícios.

Envie-me sua mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Site Educação Online

Curso de Filosofia a distância