Olá Amig@s,
Hoje possuo mais de 30 dias de registros diários de limpeza e organização de casa usando o formulário que compartilhei no post Organização da casa. Anteriormente tentei fazer esse controle utilizando papel e caneta ou mesmo alguns App, mas as notificações das tarefas previstas no celular provocaram uma percepção de acúmulo e débito desnecessários para a vida.
A administração do lar é algo necessário e faz parte dos movimentos cotidianos. Com esses dados consegui gerar uma visibilidade sobre os meus hábitos, períodos de maior produtividade, moderar o tempo e o ânimo em relação às outras atividades, inclusive descansar, além de produzir o sentimento de ter as coisas sob controle e sempre poder re(organizar) aquilo que tinha deixado de lado sem perceber ou melhor esquecido.
A possibilidade de criar um formulário com as tarefas personalizadas e, de acordo com a necessidade, agregar outros campos deixou tudo muito mais fiel ao objetivo de melhorar a gestão pessoal e do lar. O campo de registro de sentimentos diários ajuda na autoreflexão sobre si mesma, a desconstruir parâmetros alheios, a entender os limites e as necessidades, a compreender o próprio tempo/espaço e dos envolvidos (família👫). A escolha por empregar o verbo na primeira pessoa do singular no formulário deverá ser alterado, mas estou esperando maiores reindivicações quanto à isso. 😇 Entendi que esse uso produziu os efeitos desejados. Primeiro, elucidou a quantidade de tarefas que uma dona de casa realiza e não se dá conta, inclusive nos dias em que parece não ter feito nada porque se envolveu com outras atividades ou estava indisposta. Aqui percebi o quanto o planejamento e a antecipação de tarefas ajudaram a manter o funcionamento da casa de modo satisfatório. Segundo, quando o outro familiar viu o formulário sentiu falta de sua parte nesse quinhão, e logo, voltou a colaborar com a realização das tarefas de manutenção da casa. Isso sem ninguém precisar pedir. 😤 As desculpas dadas foram que o formulário estava em fase de teste e as tarefas dele também estavam sendo registradas. 👷
👆Interessante produzir alterações no próprio contexto de atuação. Nesse caso, a minha casa, além de ser um dos praticantes e pesquisar a própria dinâmica de vida. Espero daqui a algum tempo, tecer mais considerações sobre autodesenvolvimento, autoconhecimento, gestão do tempo/espaço, gestão da vida e outras noções que não faço ideia neste momento. Um conhecimento que pode ajudar a outras pessoas num processo doméstico.
Tenho pensado num quadro magnético para tornar todo o processo mais visível em casa e estimular as ações, mas ainda estou elaborando uma estrutura que seja móvel e gere estatísticas de forma simultânea. Falta mesmo executar esse quadro e conferir na prática...😌 Pensar em deixar essas informações expostas na minha cozinha também gerou incomôdo pessoal porque é desnecessário o acesso físico de outros visitantes. Ora, ora é diferente quando resolvo divulgar informações pessoais na rede. Vamos ver como será... Imaginem o efeito de um quadro de Organização & Limpeza da casa num núcleo com filhos, agregados ou outros tipos de parcerias como repúblicas de estudantes, amigos, pessoas que dividem o mesmo espaço.
Sei que muitas pessoas já devem ter formas e modos de organização da casa e outras áreas da vida bem resolvida. A ideia não é reinventar a roda. Mas, colaborar no desenvolvimento de métodos de organização pessoal e do lar alternativos. Às vezes as coisas parecem estar fora de controle na vida porque não construímos possibilidades de olhar de outros ângulos, talvez falta a consciência de que existe flexibilidade nessa noção de controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!