Olá Amig@s,
A intenção deste post é provocar uma reflexão coletiva sobre as tarefas de casa e do trabalho, autilização do tempo e valorização de nossas ações nos cotidianos.
A organização da casa inclui aquelas tarefas que realizamos no dia a dia, mas sem o merecido crédito quando comparadas com outras tarefas claramente recompensadas. É comum realizarmos muitas coisas e sentir cansaço com tantos afazeres num contínuo que nem damos conta.
O mesmo acontece no trabalho, na escola, de certa forma esses lugares são extensão de nosso lar, mas estamos nos ocupando ou produzindo algo com sentido para a nossa vida?
Com o olhar investigativo sobre a própria prática docente, há anos incorporei os registros diários das atividades realizadas como professora atenta em produzir sentidos, aperfeiçoar as mediações com os alunos, colegas professores, inspetores, diretores, equipe pedagógica. O mesmo pode ser feito em outros espaçostempos que habitamos.
Bem, na parte pedagógica publiquei algumas reflexões, discussões em artigos sobre algumas experiências. Você poderá encontrá-las no portifólio aqui no Leitura Diversas Blog. Agora, a busca também se dá em relação a outros ambientes em que partilho ações com parceiros. Em casa, por exemplo, como manter as coisas em ordem sem a ajuda de uma diarista e nem empregada doméstica? A resposta é estabelecendo registros e padrões de organização, limpeza e consumo. Assim, fica mais fácil conhecer melhor as próprias necessidades, a fim de consumir aquilo que realmente você e sua família precisam e não perder tempo com coisas que ocupam nosso tempo em demasia. Afinal, creio que ninguém goste e mereça cuidar da rotina de casa ou do trabalho sem desfrutar de tempo livre para poder criar outras coisas, incorporar e desenvolver tecnologias e práticas que otimizam essas operações.
Há vinte dias deixei de lado alguns aplicativos e criei um formulário de acordo com as necessidades rotineiras de minha casa, contei sobre essa ideia no post Organização da casa, com o uso fui remodelando o formulário e analisando meus horários mais produtivos para determinadas tarefas, a frequência necessária para efetivamente manter as condições que prezo para um estilo de vida simples e saudável, sem frescuras e nem muitos excessos. 😂👀
Tenho que admitir que não só nesse período, mas há mais ou menos um ano essa busca por uma autogestão, em vários sentidos, foi essencial para equilibrar alguns consumos de produtos de limpeza que parecia uma compulsão por ter um estoque maior do que de alimentos. Ufa! Já melhorei bastante, mas ainda posso otimizar esse sistema de limpeza econômico. Os canais no YouTube das donas de casa têm ajudado. 👍
O resultado tem sido desfrutar de uma rotina mais tranquila numa casa limpa e organizada sem muito sacrifício para isso, mesmo sem a colaboração dos outros. Reclamações👻 nesse sentido, ainda existem, mas estamos no processo de desconstrução de alguns hábitos e criação de outros, como fazer a cada dia um pouco, estabelecer tempo limite para realização das tarefas, atribuições de acordo com a disposição e disponibilidade de cada um. A ideia de melhor aproveitar os contextos de modo mais consciente para ir resolvendo as coisas é muito adequada porque intuitivamente fazemos associações para resolver os problemas circunstânciais, sem contabilizarmos tudo isso. A partir do momento em que você registra num formulário, agenda e/ou Bullet Journal a leitura do nosso potencial de resolutividade se transforma, inclusive para aqueles dias em que fazer nada é tudo o que nos satisfaz. O método GTD e as mediações do Vida Organizada ajudaram nessa tomada de consciência. Gratidão.😍
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!