João Filipe Matos | 2011.02.9 |"
Alguns registros que fiz:
>Sobre o 'aprender':
1º a partir das relações naturais estabelecidas nos contextos sociais que envolvem o ser humano como a família, comunidade, escola etc.
2º criação de contextos de aprendizagens mediadas pela tecnologia (VYGOTSKY, PAPERT) com interações que promovam a transformação dos conhecimentos e das ideias dos envolvidos neste processo, conhecimento como produto coletivo e individual.
>Plataformas Learning Management System (LMS) - Moodle:
criação de espaços de trabalho colaborativo permitindo participar em diálogos privados e públicos em espaçostempos comunicacionais síncronos e assíncronos; construir com o(s) outro(s); revisão dos registros construídos no AVA.
>Como usar plataformas LMS nas escolas?
(realidade de Portugal)
design das atividades das pessoas;
o foco da interação, para além da tecnologia (interatividade de Silva, 2007 atenderia a esta reflexão?)
Os QWERTY da educação (PAPERT)- máquinas de escrever que passaram a ser elétricas por manter a disposição do teclado na mesma organização!? João utilizou como metáfora para repensar o currículo praticado em ambientes online.
Como se dá a formação das pessoas nesta lógica formacional?
Remeteu-se ao livro: Wenger, E, White, N & Smith, J. (2009). Digital Habitats - stewarding technology for communities. Portland: CPsquare. para aguçar a compreensão das relações de aprendizagem contemporâneas.
Ciberabs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta,
Obrigada por deixar seus comentários aqui!