Fotografia: Alice Maria Costa
Alice Maria Costa (1)
Conectivismo e o estudo do cotidiano escolar e social no século XXI implicam a resignificação dos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas hipermídias que significa "a integração sem suturas de dados, textos, imagens de todas as espécies e sons dentro de um único ambiente de informação digital (FELDMAN, 1995 apud SANTAELLA, 2008:48)." Neste sentido, uma investigação sobre conectivismo implica o estudo do cotidiano social em seus arranjos ciberculturais no pós modernismo. E ainda em dialogar com educadores que de forma emergente, devido a sua formação humana ter sido determinada pelas tecnologias de sua época, ou seja, por sua condição de imigrante digital precisam co-criar situações de aprendizagem que utilizem o potencial destas tecnologias digitais.
Referências:
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículos e conhecimentos em redes: as artes de dizer e escrever sobre a arte de fazer. In: ALVES, Nilda. GARCIA, Regina Leite. O Sentido da Escola. 5ª ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
PEDRO, Neuza. Connectivism. DE-FCUL, Fundamentos e Metodologias de E-learning. Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2011.
Santaella, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004. - (Comunicação).
SIEMENS, George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. In: International Technology Et Distance Learning. Table of Contents – January 2005. Vol 2. No. 1. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2011.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Pós-modernidade. 2011. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-modernidade#P.C3.B3s-Modernismo. Acesso em: 20 mar. 2011.
Webfotografia:
COSTA, Alice Maria. Avatar Marie Grafta no Janjii's Dreamland. Disponível em: Metaverso Second Life na Janjii's Dreamland. Acesso em: 20 mar. 2011.
Nota: (1) Participante voluntária do Grupo de Pesquisa Docência na Cibercultura - GPDOC.
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