Seja bem-vindo ao Blog Leituras Diversas! O objetivo deste espaço de aprendizagem é socializar ideias e leituras em diferentes hipermídias e linguagens, além de cursos e eventos que fazem parte da formação inicial ou continuada de educadores. Convido a você internauta a conhecer o site Educação Online. Ciberabraços
Educação Online
▼
sexta-feira, 29 de abril de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Carta Aberta da Comunidade REA Brasil ao Governador do Estado de São Paulo | REA
Carta Aberta da Comunidade REA Brasil ao Governador do Estado de São Paulo | REA: "Carta Aberta da Comunidade REA Brasil ao Governador do Estado de São Paulo
Publicado em 15:42, 4 de fevereiro de 2013
Assunto: Sanção ao Projeto de Lei Estadual 989/2011"
'via Blog this'
Publicado em 15:42, 4 de fevereiro de 2013
Assunto: Sanção ao Projeto de Lei Estadual 989/2011"
'via Blog this'
| Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial
| Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial: "Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial
ISSN: 2359-2109"
'via Blog this'
ISSN: 2359-2109"
'via Blog this'
Pareceristas da Revista Brasileira de Educação
Socializo com satisfação e profundo agradecimento a listagem de pareceristas do ano 2014 da Revista Brasileira de Educação.
'via Blog this'
'via Blog this'
quarta-feira, 27 de abril de 2016
Mapa conceitual dos Objetos Educacionais (v. Beta)
O trabalho Mapa conceitual dos Objetos Educacionais de COSTA, Alice Maria Figueira Reis da Costa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://leiturasdiversas-amfrc.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://leiturasdiversas-amfrc.blogspot.com.br/.
terça-feira, 26 de abril de 2016
domingo, 24 de abril de 2016
Course: COLEARN - New Media and Games Application for Collaborative Open Learning - colearn
Course: COLEARN - New Media and Games Application for Collaborative Open Learning - colearn: "Free educational projects supported by The Open University
site
COLEARN - New Media and Games Application for Collaborative Open Learning"
'via Blog this'
site
COLEARN - New Media and Games Application for Collaborative Open Learning"
'via Blog this'
sábado, 23 de abril de 2016
quinta-feira, 21 de abril de 2016
apsignificativa
apsignificativa:

Aprendizagem Significativa em Revista
A revista tem como objetivo publicar artigos inéditos ou revisões e atualizações de artigos já publicados, ou apresentados em congressos, exclusivamente sobre aprendizagem significativa, na perspectiva ausubeliana. Os trabalhos poderão ser de natureza teórica ou de pesquisa básica ou aplicada, em distintas áreas de conhecimento e diferentes níveis de ensino, presencial ou a distância.
UNESP: Câmpus de Bauru - Faculdade de Ciências
UNESP: Câmpus de Bauru - Faculdade de Ciências: "
Para enviar trabalhos nas modalidades Comunicação Científica (CC) e Relato de Experiência (RE) é necessário que pelo menos um dos proponentes esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da inscrição.
O envio das propostas deverá ser feito exclusivamente por sistema eletrônico, sendo desconsideradas as submissões que se fizerem por qualquer outra forma.
Datas importantes:
a) Envio comunicações e relato de experiências: de 10/04/2016 a 18/07/2016
b) Divulgação das propostas e trabalhos aprovados: até 10/09/2016
Para saber mais sobre cada uma das categorias de propostas, Comunicação Científica e Relato de Experiência, clique no respectivo subitem. "
'via Blog this'
Para enviar trabalhos nas modalidades Comunicação Científica (CC) e Relato de Experiência (RE) é necessário que pelo menos um dos proponentes esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da inscrição.
O envio das propostas deverá ser feito exclusivamente por sistema eletrônico, sendo desconsideradas as submissões que se fizerem por qualquer outra forma.
Datas importantes:
a) Envio comunicações e relato de experiências: de 10/04/2016 a 18/07/2016
b) Divulgação das propostas e trabalhos aprovados: até 10/09/2016
Para saber mais sobre cada uma das categorias de propostas, Comunicação Científica e Relato de Experiência, clique no respectivo subitem. "
'via Blog this'
EVENTOS CIENTÍFICOS DE 2015 -2016 :: Ensino de ciências
EVENTOS CIENTÍFICOS DE 2015 -2016 :: Ensino de ciências: "Nome do evento: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem
Tema: Estilos de Aprendizagem e Estilos de Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação, Estilos de Aprendizagem e Espaços Virtuais; Educação, Estilos de Aprendizagem, Inovação e Liderança
Site: http://www.cmea.ipb.pt/indexpt.html
Local: Rio Grande do Sul - promovido pelo IPB
E-mail: cmea@ipb.pt;
PERIODO DE SUBMISSAO: 11/01/2016.
DATA: 4, 5 e 6 de julho de 2016"
'via Blog this'
Tema: Estilos de Aprendizagem e Estilos de Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação, Estilos de Aprendizagem e Espaços Virtuais; Educação, Estilos de Aprendizagem, Inovação e Liderança
Site: http://www.cmea.ipb.pt/indexpt.html
Local: Rio Grande do Sul - promovido pelo IPB
E-mail: cmea@ipb.pt;
PERIODO DE SUBMISSAO: 11/01/2016.
DATA: 4, 5 e 6 de julho de 2016"
'via Blog this'
EVENTOS CIENTÍFICOS DE 2015 -2016 :: Ensino de ciências
EVENTOS CIENTÍFICOS DE 2015 -2016 :: Ensino de ciências: "
Nome do evento: 6º ENAS - 6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Tema: Teoria da Aprendizagem Significativa
Site: www.apsignificativa.com.br
Local: UNICID/Tatuapé. São Paulo
E-mail: contato@apsignificativa.com.br
PERIODO DE SUBMISSAO: 15 de maio a 10 de junho de 2016
Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: 30 de julho de 2016
Inscrição nos minicursos:24 a 28 de outubro de 2016
DATA: 07 a 11 de novembro de 2016"
'via Blog this'
Nome do evento: 6º ENAS - 6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Tema: Teoria da Aprendizagem Significativa
Site: www.apsignificativa.com.br
Local: UNICID/Tatuapé. São Paulo
E-mail: contato@apsignificativa.com.br
PERIODO DE SUBMISSAO: 15 de maio a 10 de junho de 2016
Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: 30 de julho de 2016
Inscrição nos minicursos:24 a 28 de outubro de 2016
DATA: 07 a 11 de novembro de 2016"
'via Blog this'
www.cienciaemcurso.unisul.br | Gallo | RUA
www.cienciaemcurso.unisul.br | Gallo | RUA: "Referências
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidades Enunciativas. In: Cadernos de Estudos Lingüísticos n.19. Campinas: Editora Unicamp, 1990.
GALLO, S. Autoria: questão enunciativa ou discursiva? In: Linguagem em (Dis)Curso. V.1, n.2. Tubarão: Editora da Unisul, 2001.
__________. Autoria: função do sujeito e efeito do discurso. In: TASSO, I.E.V.S (org.). Estudos do texto e do Discurso: Interfaces entre Língua(gens), Identidade e Memória. Maringá: Editora Claraluz, 2007.
GUIMARÃES, E. (org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade. Vol. I. Campinas: Pontes Editores, 2001.
____________. Produção e circulação do conhecimento: Política, ciência e divulgação. Vol. II. Campinas: Pontes Editores, 2003."
'via Blog this'
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidades Enunciativas. In: Cadernos de Estudos Lingüísticos n.19. Campinas: Editora Unicamp, 1990.
GALLO, S. Autoria: questão enunciativa ou discursiva? In: Linguagem em (Dis)Curso. V.1, n.2. Tubarão: Editora da Unisul, 2001.
__________. Autoria: função do sujeito e efeito do discurso. In: TASSO, I.E.V.S (org.). Estudos do texto e do Discurso: Interfaces entre Língua(gens), Identidade e Memória. Maringá: Editora Claraluz, 2007.
GUIMARÃES, E. (org.). Produção e circulação do conhecimento: Estado, Mídia e Sociedade. Vol. I. Campinas: Pontes Editores, 2001.
____________. Produção e circulação do conhecimento: Política, ciência e divulgação. Vol. II. Campinas: Pontes Editores, 2003."
'via Blog this'
Experiência pessoal como ferramenta de conhecimento | Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Experiência pessoal como ferramenta de conhecimento | Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito: "ARMAZÉM LITERÁRIO > AUTOBIOGRAFIA DE UM JORNALISTA
Experiência pessoal como ferramenta de conhecimento
Por Washington José de Souza Filho em 10/10/2015 na edição 871
Vida privada no contexto público, de Sérgio Mattos, ed. Contexto, 2015. 648p"
'via Blog this'
Experiência pessoal como ferramenta de conhecimento
Por Washington José de Souza Filho em 10/10/2015 na edição 871
Vida privada no contexto público, de Sérgio Mattos, ed. Contexto, 2015. 648p"
'via Blog this'
Livro revela detalhes da vida do maior antropólogo do século XX | Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Livro revela detalhes da vida do maior antropólogo do século XX | Observatório da Imprensa – Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito: "ARMAZÉM LITERÁRIO > CLAUDE LÉVY-STRAUSS NO BRASIL
Livro revela detalhes da vida do maior antropólogo do século XX
Por Daniel Afonso da Silva em 29/12/2015 na edição 883"
'via Blog this'
Livro revela detalhes da vida do maior antropólogo do século XX
Por Daniel Afonso da Silva em 29/12/2015 na edição 883"
'via Blog this'
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: "Publicações >> Livros
Science in Radio Bradcasting
Science in Radio Bradcasting - Marzia Mazzonetto, Matteo Merzagora, Elisabetta Tola, Polimetria, 2005.
Clique aqui para fazer download."
'via Blog this'
Science in Radio Bradcasting
Science in Radio Bradcasting - Marzia Mazzonetto, Matteo Merzagora, Elisabetta Tola, Polimetria, 2005.
Clique aqui para fazer download."
'via Blog this'
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: "Divulgação Científica >> Projetos e Programas
Projetos e Programas de Divulgaçao Científica Brasileiros
Sudeste"
'via Blog this'
Projetos e Programas de Divulgaçao Científica Brasileiros
Sudeste"
'via Blog this'
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência
Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: "A divulgação da ciência como literatura
A autora combina seus dois ofícios - ciência e literatura - união que resulta em um instrumento de divulgação científica. No livro, a autora traz também uma breve história da divulgação da ciência desde o século XVII, além de abordar a importância dos textos científicos para a difusão de novas idéias.
A divulgação da ciência como literatura - Ana María Sánchez Mora, Cidade do México, Editora UFRJ, 2003."
'via Blog this'
A autora combina seus dois ofícios - ciência e literatura - união que resulta em um instrumento de divulgação científica. No livro, a autora traz também uma breve história da divulgação da ciência desde o século XVII, além de abordar a importância dos textos científicos para a difusão de novas idéias.
A divulgação da ciência como literatura - Ana María Sánchez Mora, Cidade do México, Editora UFRJ, 2003."
'via Blog this'
Artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional
Artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional: "Artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional
N.V.de A.Leite, ``A estrutura na clínica psicanalítica'', Travessia, 3, 119-133, (1994).
L.C.Cagliari, ``A Regra de Feedback'', Letras de Hoje, 29(4), 55-76, (1994).
L.L.M.Silva, J.W.Geraldi e R.S.Fiad, ``A Sala de Aula e Uma Oficina de Dizer Coisas'', A Nova Escola(78), 18-20, (1994).
J.W.Geraldi, ``Português - o aprendizado que vem da vida do próprio aluno'', A Nova Escola, 78, 10-20, (1994).
W.R.D'Angelis, ``Conquistar ou construir a escrita? A definição de uma ortografia no Ashaninka do Rio Amônia'', Leitura: Teoria & Prática, 24, 3-19, (1994).
S.Possenti, ``Discurso, sujeito e o trabalho da escrita'', SériEncontros, 1, 27-41, Serie: Problemas atuais da análise do discurso, (1994).
J.W.Geraldi, ``Repensando o Curso de Letras (Entrevista com Dr.João Wanderley Geraldi)'', GUAIRACÁ: Revista da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 11, 7-10, (1994).
M.B.M.Abaurre, ``A alfabetização na perspectiva da lingùística: contribuições teórico-metodológicas'', Cadernos ANPEd, 6, 91-124, (1994).
E.de L.P.Orlandi, ``Discurso, Conhecimento, Imaginário Social'', Em Aberto, 61, 53-59, (1994).
I.G.V.Koch, ``O funcionamento polifônico da argumentação'', Investigacoes, 4, 31-36, (1994).
C.A.Vogt, ``Avaliação Institucional: A Experiência da Unicamp (1990-1994)'', Estudos: Revista da Ass. Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 14, 49-53, (1994)."
'via Blog this'
N.V.de A.Leite, ``A estrutura na clínica psicanalítica'', Travessia, 3, 119-133, (1994).
L.C.Cagliari, ``A Regra de Feedback'', Letras de Hoje, 29(4), 55-76, (1994).
L.L.M.Silva, J.W.Geraldi e R.S.Fiad, ``A Sala de Aula e Uma Oficina de Dizer Coisas'', A Nova Escola(78), 18-20, (1994).
J.W.Geraldi, ``Português - o aprendizado que vem da vida do próprio aluno'', A Nova Escola, 78, 10-20, (1994).
W.R.D'Angelis, ``Conquistar ou construir a escrita? A definição de uma ortografia no Ashaninka do Rio Amônia'', Leitura: Teoria & Prática, 24, 3-19, (1994).
S.Possenti, ``Discurso, sujeito e o trabalho da escrita'', SériEncontros, 1, 27-41, Serie: Problemas atuais da análise do discurso, (1994).
J.W.Geraldi, ``Repensando o Curso de Letras (Entrevista com Dr.João Wanderley Geraldi)'', GUAIRACÁ: Revista da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 11, 7-10, (1994).
M.B.M.Abaurre, ``A alfabetização na perspectiva da lingùística: contribuições teórico-metodológicas'', Cadernos ANPEd, 6, 91-124, (1994).
E.de L.P.Orlandi, ``Discurso, Conhecimento, Imaginário Social'', Em Aberto, 61, 53-59, (1994).
I.G.V.Koch, ``O funcionamento polifônico da argumentação'', Investigacoes, 4, 31-36, (1994).
C.A.Vogt, ``Avaliação Institucional: A Experiência da Unicamp (1990-1994)'', Estudos: Revista da Ass. Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 14, 49-53, (1994)."
'via Blog this'
Caderno ANPED dez/1994
Socializo o Caderno ANPEd No.7 Dez 1994 by Sandrinha Novais. Nesta reunião os professores-pesquisadores decidiram mudar o nome do Grupo de Trabalho (GT) de Metodologia e Didática para GT de Didática e a definiu como “campo de estudos e práticas, cujo objeto é a prática pedagógica de sala de aula e suas relações com instituição escolar, com o sistema educacional e com o sistema social mais amplo”.