Educação Online

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Workshop Mobilidade e processos de ensinoaprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets



Olá Participantes do JOVAED 2012,
Abri uma Hangout no Google para nosso debate do Workshop Mobilidade e processos de ensinoaprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets na outra interface FM tivemos o problema de não permanecer aberto.
Já enviei os convites exclusivos para os inscritos, mas quem acessou estava com problemas na conexão. Devido a hora, agora deixarei para abrir outra sessão amanhã, dia 12/11 às 20h30min (horário de Brasília) para quem desejar participar. Neste dia encerraremos o evento.
Todos os participantes já inscritos poderão participar. E aqueles que estão chegando agora também, contudo precisarão realizar sua incrição no site do evento JOVAED 2012 para certificação.
Esta interface será aberta um pouco antes do horário marcado, pois não dispõe de agendamento, ou seja acontecerá na hora em que abrirmos, por isto, fiquem atentos um pouco antes nas redes sociais da internet (Google +Alice Maria, Facebook/Alice Costa, Grupo Interatividade!? no Facebook, Twitter/AMFRC) e no e-mail.
Ciberabraços,
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

REA: Educação, Cultura e Políticas Públicas

Olá Amigos,
No JOVAED 2012 conversamos sobre as possibilidades de usos, remixagens e distribuição de REAs na educação, as necessidades de políticas públicas e as questões culturais vivenciados em espaçostempos de Cibercultura. Para saber um pouco mais visitem o site do REA: Educação, Cultura e Políticas Públicas.
Coparticipantes do debate aberto para a Comunidade REA no Brasil: Alice Maria Costa – GPDOC/UERJ – SME/RJ, Débora Sebriam - Instituto Educadigital/Centro Educacional Pioneiro, Gabriela Dias – Consultora Digital, Lilian Starobinas – Escola Vera Cruz, Renata Aquino – PUC/SP e Talita Moretto – Projeto Vamos Ler/Instituto Doll, além dos participantes que assistiram e deixaram suas questões via YouTube, Twitter entre outros canais de comunicação.
Ciberabraços,

Mobilidade e processos de ensinoaprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets


Olá Participantes do JOVAED 2012,
       Até o momento não conseguimos realizar nosso encontro síncrono para sobre os usos dos dispositivos móveis na educação, contudo, não gostaria de desperdiçar esta oportunidade importante de dialogar sobre o assunto na JOVAED 2012.
        O que de fato aconteceu foram sucessivos acontecimentos que inviabilizaram minha participação em tempo real, mas estou melhorando e muito disposta a estar com vocês. Sinto muito por ter solicitado a agenda de vocês por tantas vezes.
       Enfim, para àqueles que puderem estar conosco na 3ª-feira dia 11/12 às 20:00h será um prazer. Este é o link de acesso:  http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/7f7e7c-20415 
Importante: Estarei online a partir das 19:30h pelo Facebook Alice Costa;Skype Shurumba ou por e-mail: alicemaria.costa@yahoo.com.br para ajudar a quem estiver com dúvidas para entrar no FM. Caso não desejem se cadastrar no site informem o nome e participem da mesma forma, ok!?
       Nosso diálogo continua aqui pelo Blog Leituras Diversas.
      Utilizaremos as hashtags #jovaed e #cidadeinterativa. Participem de nosso grupo Interatividade!? no Facebook.
Ciberabraços,

sábado, 1 de dezembro de 2012

Mobilidade e processos de ensinoaprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets


Olá Participantes do JOVAED 2012,

Os registros iconográficos dos espaços urbanos nos remetem a reflexão sobre a diversidade que coexiste em nosso espaçotempo desde sempre, sobretudo na perspectiva artística. Na intenção de conversar com as diferentes áreas do conhecimento, convido a você, meu interlocutor, a capturar coisas, lugares e pessoas com seu celular, smartphone, tablets, notebook, câmeras e áudio de qualquer dispositivo móvel que de alguma forma auxiliam na representação de sua cidade e te remetam para algum outro lugar vivido ou não.
Em nossas conversas virtuais conversaremos sobre as possíveis manifestações do cáos e da ordem, da oferta e da procura, do luxo e do lixo, das significações existentes que de alguma forma configuram o imaginário que temos sobre as cidades.
Vamos publicá-los pelo Facebook, Twitter, Instagram, Blog usando a hashtag #jovaed e #cidadeinterativa. Participem de nosso grupo Interatividade!? no Facebook.
Ciberabraços,

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mobilidade e processos de ensinoaprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets


Olá Participantes do JOVAED 2012,

Infelizmente a sala do Flash Meeting (FM) expirou, devido ao tempo de demora para entrada de outros participantes, no site não foi possível abrir outra para o mesmo dia, por isto, teremos uma nova data 03/12 às 20h30min no link Meeting: http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/725356-20397.
Desta forma, todos terão tempo para conhecer a apresentação da 1ª fase indicada no post abaixo.
Haverá inversão das atividades assíncronas que aconteceriam após a FM.
Serão publicadas aqui mesmo no Blog.
Ciberabraços,

Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets - fase 2

Olá Participantes do JOVAED 2012,
Sejam bem-vindos a fase 2 do Workshop Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets!
Todos devem realizar a inscrição no site do evento visando a certificação.
Iniciamos esta conversa no V Simpósio Nacional da ABCiber - 2011 que ocorreu em Florianopólis/SC. Desta forma, convido a todos para conhecer ou rever alguns mapeamentos e conceitos realizados na 1ª fase de Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets.
Em nosso Flash Meeting (FM) às 20:00 h (horário de Brasília) conversaremos sobre o potencial das mídias locativas, a interatividade e as redes de colaborativas que influenciam os processos de ensinoaprendizagem contemporâneos.
Importante ter uma conta no Gmail para as interações no Google Docs, ok!?
Outras informações vou publicando por este Blog. Fiquem à vontade para utilizar os comentários e o mural para outras dúvidas ou dificuldades que possam existir.
Ciberabraços,

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Louis Althusser, Materialismo dialéctico y materialismo histórico, 1967


Louis Althusser, Materialismo dialéctico y materialismo histórico, 1967
Resgate dos tempos de graduação.
Haha hoje é dia! Resgatei agora o livro "História das Ideias Pedagógicas"
François Châtelet, Olivier Duhamel e Evelyne Pisier-Kouchner. História das idéias políticas. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1985.
http://4shared.tectonny.com/index.php?search=história-das-idéias-políticas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CINE CCH: Maratona Cine CCH

CINE CCH: Maratona Cine CCH:   Venham participar da Maratona de trailers Cine CCH, no dia 26 de novembro às 18:30h! Nesse dia ocorrerá a votação para os filmes que ...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Avaliação


PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE
ELABORAÇÃO / REVISÃO DE ITENS


O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP realiza chamadas públicas com o intuito de convocar interessados em elaborar e revisar itens para a composição de provas de avaliações desenvolvidas por este órgão.


'via Blog this'

Clipart For Teachers: July 2011

Olá Pessoal,
Adorei e incorporei esses smiles nas atividades dos meus alunos. Curtam aí:
Clipart For Teachers: July 2011:

'via Blog this'

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

domingo, 15 de julho de 2012

Curso Rápido sobre o Marco Civil da Internet | Conector

Curso Rápido sobre o Marco Civil da Internet | Conector: "Curso Rápido sobre o Marco Civil da Internet



Em meia horinha, o pessoal do Multiponto (da UFRGS) oferece uma visão panorâmica "

'via Blog this'

domingo, 10 de junho de 2012

Compós 2012

Textos do GT Comunicação e Cibercultura da Compós 2012. Show de bola!
'via Blog this'

sábado, 26 de maio de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

Sobre REA's

Amigos,
Mapeei algumas conversas sobre OER













Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos

Os Congressos Internacionais Cotidiano – diálogos sobre diálogos têm sido uma realização do GRUPALFA – grupo de pesquisa sobre alfabetização de alunos e alunas das classes populares, equipe interdisciplinar e interinstitucional, resultando de uma rede da qual fazem parte UNIRIO, UERJ/São Gonçalo e UFRRJ  que está sediada no Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Educação da Universidade Fedral Fluminense .
Envio de trabalhos até 18 de maio
06 a 09 de agosto de 2012
Niterói/RJ

Metrics

Site com estatísticas interessantes sobre os movimentos sociais nas Redes Sociais na Internet. Confira aí:
Metrics:

'via Blog this'

segunda-feira, 26 de março de 2012

Movimento Down

Movimento Down: construindo outros limites para uma vida com mais possibilidades.

'via Blog this'

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Texto Livre: Linguagem e Tecnologia:

Periódico semestral interdisciplinar entre Estudos da Linguagem e Sistemas de Informação, com foco na produção textual e na produção de documentação para software livre. Temas correlatos: intertextualidade, usabilidade, uso de computador em sala de aula, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, divulgação em software livre e outros temas da relação linguagem e tecnologia. ISSN 1983-3652


'via Blog this'

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Centros de Interesse

Olá Professores,
Socializo o artigo "Centro de Interesse - Estratégia utiliza multidisciplinaridade para desenvolvimento global" de Nora Cinel, esta discorre sobre a metodologia de planejamento e organização do ensino baseada nos princípios propostos por Ovideo Decroly.
Ciberabraços,

'via Blog this'

EC-TEL 2012 - Call for Papers

EC-TEL 2012 - Call for Papers

EC-TEL 2012: Seventh European Conference on Technology Enhanced Learning

21st Century Learning for 21st Century Skills
18-21 September 2012, Saarbrücken, Germany

Centro de Artes da Udesc

Centro de Artes da Udesc: "Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets - Responsável: Alice Maria Figueira Reis Costa e Frieda Maria Marti-Collet (UERJ)."

'via Blog this'

Curso de Especialização em Discurso e Leitura de Imagem

Objetivo

O objetivo do curso é oferecer estudos advindos do campo das Linguagens em análises dos discursos imagéticos, considerando-se, para tanto, três grandes modalidades de produção: as imagens fixas, as imagens em movimento e as imagens no virtual. O curso, portanto, busca subsidiar profissionais para atuar, ou aprofundar conhecimentos dos que já atuam, com a leitura e análise de discursos imagéticos, em instituições e locais presenciais ou virtuais: escolas, agências de comunicação, universidades, institutos de pesquisas, arquivos, bibliotecas, centros culturais, instituições de patrimônio histórico, dentre outros.

Público alvo

Profissionais graduados, que tem interesse na leitura e análise de imagens, por exemplo: professores e educadores do ensino fundamental e médio, arquivistas, bibliotecários, museólogos, linguistas, historiadores, sociólogos, antropólogos, publicitários, fotógrafos, comunicadores que atuam em: cinema, vídeo, televisão, multimídias, fotografia.
Saiba mais...'via Blog this'

Educação Sem Fronteiras

Com a utilização de netbooks educacionais Intel® Learning Series, o município de Piraí se torna uma referência em
iniciativas que aliam Educação e Tecnologia.
Referências. Exemplos.
'via Blog this'

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

18º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância: "
CHAMADA DE TRABALHOS
18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
“Histórias, Analíticas e Pensamento “Aberto” – Guias para o Futuro da EAD”
São Luís - Maranhão
23 a 26 de setembro de 2012"

'via Blog this'

Rio Educa

De olho! Rio Educa:
Curso A caminho de uma nova gestão escolar
'via Blog this'

TIES 2012 — Temas

III Congresso Europeu de Tecnologias da Informação na Educação e na Sociedade: Uma Visão Crítica.
Barcelona, 1, 2 e 3 de fevereiro de 2012
TIES 2012 — Temas:

'via Blog this'

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012