Educação Online

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea: Teoria Ator-Rede e Cibercultura

Essa eu curti ao vivo na ABCiber 2011 na cidade de Florianópolis!
Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea: Teoria Ator-Rede e Cibercultura: Tive o prazer de organizar duas mesas no último Simpósio da ABCiber, reunindo Lúcia Santaella, Erick Felinto, Theophilos Rifiotis, André Lem...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aviso ABCiber 2011

Prezados participantes da Oficina "Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets",
Até amanhã dia 18/11 (6ª-feira) todos precisarão comparecer a área de credenciamento da ABCiber para assinar a lista de presença da Oficina porque não houve circulação da mesma.
Agradeço a participação de todos.
Ciberabraços,

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets

Olá Pessoal,
Você poderá iniciar nossa oficina seguindo a proposta desta nossa conversa abaixo:

Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets


Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets - 12 vagas
Seu objetivo é provocar a discussão, reflexão e investigação sobre os possíveis usos de dispositivos móveis - em especial celulares, notebooks e tablets - em situações formais e não formais de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, busca possíveis formas de interatividade para além do potencial comunicacional das interfaces dos aparelhos.
Ministrantes: Alice Maria Figueira Reis Costa e Frieda Maria Marti-Collett, da U. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Quando: nos dias 16 e 17 de novembro, das 11h às 15 horas.
Local: Auditório da Biblioteca Universitária (BU).

Localize-se pelo QR Code da Oficina:
qrcode

Você não vai a ABCiber neste ano? Tudo bem, nem tudo é perfeito!
Participe conosco online!!!
Após às 8h tem mais.
Ciberabraços, 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

Sobre o Campus Mobile

Sobre o Campus Mobile

O programa Campus Mobile é uma iniciativa do Instituto Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o apoio do LSI-EP-USP, e tem como objetivo o desenvolvimento de jovens talentos universitários de todo o país para a criação de aplicativos e serviços que utilizam as tecnologias móveis.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conexões dentrofora das escolas, universidades, do ciberespaço

Olá Pessoal,

Neste movimento de “produzir em conexão com outros” (LEMOS, 2009) trouxe esta imagem que revela o efeito dessa convergência das mídias que estamos estudando com Santaella (2011) e seus interlocutores, por isto, não poderia me furtar em compartilhar o artigo “Cidade e mobilidade, Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais” de André Lemos (2007) e a entrevista com André Lemos sobre cidades virtuais (http://www.youtube.com/watch?v=2DNj_9XVjFo&feature=related) socializada no YouTube por “baixaresoluca”o , em anexo.


Este imagem está presente no site de Giácomo Degani  http://giacomodegani.com.br/ que tem um interesse sobre Comunicação Digital e Mídias Sociais; considerando nosso interesse em comum compreendo que toda a diversidade cultural presente também no ciberespaço, nos revela o quão híbrido se tornou o nosso potencial comunicacional. Cotidianamente nos mais diversificados lugares/espaços se resignificam, alteram segundo a nossa intervenção, o nosso olhar,  neste sentido podemos afirmar que o espaço/lugar, assim como a temporalidade que o atravessa naturalmente, são circunstanciais!? Como esses espaços reais e os não lugares são constituídos pelas comunicações móveis?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filme "Meia noite em Paris"


Linda e enigmática narrativa sobre a relação de um escritor com outras épocas reconhecidas como "Idade de ouro" a exemplo da Renancesça. O interessante que o desenrolar desta história acontece em meio a passeios noturnos e enigmáticos para o próprio personagem...noites culturais delíciosas e traduzidas nas páginas de livros, telas, filmes, obras de arte.
"A tarefa do artista não é sucumbir no desespero, mas achar solução para o vazio da existência". 

A Rede Social

Olá Pessoal,

Assisti ao filme "A Rede Social" dirigido por David Fincher e roteiro de Aaron Sorkin.

 


Sinopse: Em uma noite de outono, em 2003, Mark Zuckerberg o gênio em programação e computadores, graduado em Harvard, cultiva o hábito de bloggar seus feitos e ideias até que em conversas com outras pessoas virtualiza uma grande rede social: Facebook. A partir deste momento uma revolução nas redes sociais da internet acontece e se ramifica pelo mundo alcançando mais de 1 milhão de amigos em poucos anos mais tarde. Seu criador tornou-se o mais jovem bilionário da história, contudo com a popularidade também surgiram complicações pessoais e legais.

Algumas reflexões...

Nesta narrativa podemos vivenciar como as ideias surgem e se desenvolvem a partir das nossas interações nas redes sociais dentrofora do ciberespaço. A cada conversa uma ideia - novas conexões!
Neste sentido, a convivência social e educativa potencializa nosssa zona de desenvolvimento proximal e qualifica nossas aprendizagens e capacidade de (re)invenção a partir dos relacionamentos que estabelecemos com os outros.
Outro fato que chamou minha atenção foi a artimanha (Alves, 2008) de se inserir no meio acadêmico que tem toda a credibilidade no que tange a construção do conhecimento científico para daí conquistar e se ramificar em outras redes. Mostrando bem as táticas que são utilizadas para a aproximação das pessoas e desta forma os interesses e relacionamentos atraem as pessoas nas redes sociais da internet (RSI - RECUERO, 2009), assim acontece no software social Facebook. Ciberabraços,

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atos do educar

Olá Pessoal,

Iniciei em outro espaço de discussões algumas reflexões sobre as questões de indisciplina associadas a ideias de desrespeito e punição de crianças e adolescentes dentro e fora da escola, e acredito que as mesmas podem ser tecidas nesta rede social do meu Blog Leituras Diversas. Comecei por refletir sobre o conceito de punição.
Em uma breve pesquisa pelo mecanismo de busca do Google alcancei algumas publicações na rede, mas me detive a uma apresentação do autor Nelson Novaes Neto que tece alguns mapeamentos sobre "Punição positiva X negativa", disponível em: <http://www.slideshare.net/nnovaes/punio-positiva-x-negativa>. Nesta o Neto (2010) destaca Sidman (1989):
“Sempre que vemos uma ação produzindo a perda de um reforçador positivo, ou a produção de um reforçador negativo, dizemos que a ação está sendo punida.” (Sidman, 1989, p.59)
Em conversa com a autora Saly da Silva Wellause (2007)pelo artigo "Os dispositivos de poder e o corpo em Vigiar e Punir", disponível em: <http://www.unicamp.br/~aulas/pdf3/26.pdf>. De onde destaco a seguinte citação:
"A disciplina não pode ser exercida sem uma cumplicidade com o ativo, o orgânico. O corpo, preparado para a docilidade, opõe-se ao poder e mostra as condições de funcionamento próprias a um organismo. A docilidade só poderá ser obtida, se for dada uma atenção especial às forças e às operações específicas do corpo; não se pode circunscrever o adestramento dócil apenas a um dispositivo mecânico e passivo.
Mais uma vez, Foucault inverte a ótica que analisa negativamente o poder; é preciso abandonar o uso de expressões que indiquem exclusão
- “reprimir”, “recalcar”, “censurar”, “ocultar”; é preciso inverter as tonalidades, passar do mecânico ao orgânico, do negativo ao positivo. O corpo dócil torna-se hábil, eficaz, rentável, porque constrói, realiza. Uma potência do corpo existe nessa “economia positiva”, onde coação não é mais sujeição" (WELLAUSEN, 2007, p. 19).
Entre o olhar primeiro da psicologia e em segundo da filosofia tento refletir sobre as nossas práticas no cotidiano dentro e fora da escola. Ainda com Wellausen (2007, p. 18) quando diz:
"O tema das práticas disciplinares sugere, tradicionalmente, a imagem da esterilização da vida. Os procedimentos de dominação interditam, bloqueiam as iniciativas  e as forças do corpo. Foucault retoma essa tese e a inverte, mostrando que as disciplinas não são negativas, mas “positivas”: o corpo não é passivo, ao contrário, é ativo. É preciso dimensionar a criação “disciplinar” de potências corporais e de atitudes, para isso, torna-se necessário que as práticas disciplinares, para serem eficazes, sejam invisíveis."
Seguindo as práticas invisíveis no sentido das emoções que atravessam o cotidiano de crianças e adolescentes em diferentes situações sociais, educacionais entre outras que tipo de estímulos, ações e pensamentos nos levam a intervir no processo de desenvolvimento desses outros seres humanos? Será que nossa expectativa sobre a reação de crianças e adolescentes não vai de encontro com o que oferecemos, enquanto sociedade, como tratamento humano?
Certezas são temporárias sobre essas questões que nos levam a pensar no dia a dia contemporâneo...
Ciberabraços,

Mídia e Educação: Por um Brasil Literário

Mídia e Educação: Por um Brasil Literário: Movimento por um Brasil literário Pesquisa da ANDI Comunicação e Direitos e Instituto C&A traz os principais resultados da pesquisa “Mídi...

Mídia e Educação: Del consumo amplificado a la participación creativ...

Mídia e Educação: Del consumo amplificado a la participación creativ...: O 'Congreso Educación Mediática y Competencia Digital' acontecerá em Segóvia/Espanha, entre os dias 13 e 15 de Outubro. O pesquisador Guille...

Organización Visual de la Información - VI Encuentro Internacional EducaRed 2011

Olá Pessoal,
Muito interessante o EducaRed 2011. Esse grupo traz contribuições interessante para nos ajudar qualificar nossas apresentações permitindo maior interatividade com nossos interlocutores. Vale a pena conferir!
Organización Visual de la Información - VI Encuentro Internacional EducaRed 2011:


'via Blog this'
Ciberabraços,

REDECA - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS REDES PELO ECA

Participe!
REDECA - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS REDES PELO ECA:
O REDECA, sistema de computador desenvolvido com tecnologia de software livre, foi concebido para unificar os registros de atendimentos na rede local de atenção à criança e ao adolescente de um determinado município. Dessa forma, possibilita que os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) acessem essas informações, reunidas de uma maneira simplificada e objetiva, em um banco de dados comum. Por usar tecnologia de software livre, pode ser adaptado a diferentes realidades e demandas.
'via Blog this'

sábado, 27 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE

Gente,
Os palestrantes desse congresso I Jornada Educação a Distância: o futuro da arte são nota 10!
Vejam aí
http://congressoead.blogspot.com/p/palestrantes.html
Ciberabs

II Seminário de Literacia midiática

Amanhã continua vejam a programação completa http://ivoz.org.br/docs/ProgramaLiteraciaMidiatica2.pdf
Quero ver as ideias sobre literacia e REA's no Brasil.

'via Blog this'

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lévy e Gil conversam sobre o poder da palavra no Oi Futuro


Olá Pessoal,
Socializo minha narrativa hipermidiática sobre a palestra "O Poder da Palavra" em uma gostosa conversa entre o visionário Pierre Lévy e Gilberto Gil, nosso cantor brasileiro e ex-ministro da Cultura. Desde minha graduação em Pedagogia (1998) leio Lévy e no zelo de não incorrer em equívocos em relação a complexidade de suas ideias e pesquisas, neste momento me limitei a uma bricolagem de imagens e tweets (@mfrc) com as hastags   e . Gravei um arquivo de áudio pelo software Audacity (http://audacity.sourceforge.net/), mas este não será divulgado. O evento foi transmitido ao vivo pela http://www.oifuturo.org.br/ quem talvez divulgue o vídeo.

Vale a pena conferir também http://caosmose.net/pierrelevy/

http://www.razonypalabra.org.mx/

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Razón y Palabra, n. 41, out.-nov.
2008. Disponível em: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/n41/
alemos.html. Acesso em janeiro de 2009.
LEMOS, André. Mídias locativas e territórios informacionais. Disponível em: http://
www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf. Acesso em dezembro de
2008.
http://www.razonypalabra.org.mx/

Lançamento do livro Mulheres Precursoras na Educação: história de professoras e professores primários na capital do Império

Olá Amigos,

Socializo o convite de lançamento do livro de uma grande amiga Roberta Guimarães. Acredito que seu tema é de interesse de todos nós profissionais da educação brasileira.

experiências audiovisuais com software livre

Laboratórios de Formação em experiências audiovisuais com software livre

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 16/08

Inscrição aqui

"VÍDEO BÁSICO VOLTADO PARA ANIMAÇÃO

. Noções de linguagem videográfica: plano, seqüência, animação etc, serão apresentados exemplos de vinhetas com a intenção de estabelecer uma carga videográfica tanto no campo de publicidade, como no campo de jornalismo.
. Noções de Video Digital:
. Story-board
. Conceitos de Animação
. Padrões internacionais dos formatos de video digital
. Encodamento e Codificação.

Horário: Terças de 13h às 16h
Arteducador: Fabinho
Local: Pontão Digital da Eco, Av. Pasteur, 250, Fundos - Praia Vermelha"

Steven Johnson - Redes Sociais e Emergência - 01/06

Steven Johnson falou sobre as Redes Sociais e Emergência na Conferência Internacional Sobre Redes Sociais (CIRS) no ano 2010.

Parte 2; 3; 4; 5 e 6.

Roda Viva com Steven Johnson - 1

Entrevista com Steven Johnson para o Programa Roda Viva / TV Cultura.
Games e sites de relacionamento, cultura popular e as modificações no processo aprendizagem e ensino...


Parte 2;  345678.

Notícias | Oi Nave

Naveguem e descubram o que estão produzindo no Notícias | Oi Nave.
Ciberabraços,

quinta-feira, 28 de julho de 2011

shurumba - Blaving

Conhecendo um novo software social o Blaving que utiliza post de voz. Funciona no formato podcast. Estou com vontade de investir nestes posts.
shurumba - Blaving
Fica a dica. Ciberabs

Papel «Ale Okada

Blog da Alexandra Okada (IPC)
Papel «Ale Okada: "OKADA, A. e S. OKADA (2007). Novos Paradigmas nd Educacão on-line com um Aberta Aprendizagem . In: V Conferencia Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação nd Educação. Challenges2007. Braga, Portugal."

DGIDC - Webinars » Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS

DGIDC - Webinars » Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS: "Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS
João Filipe Matos | 2011.02.9 |"
Alguns registros que fiz:
>Sobre o 'aprender':
1º a partir das relações naturais estabelecidas nos contextos sociais que envolvem o ser humano como a família, comunidade, escola etc.
2º criação de contextos de aprendizagens mediadas pela tecnologia (VYGOTSKY, PAPERT) com interações que promovam a transformação dos conhecimentos e das ideias dos envolvidos neste processo, conhecimento como produto coletivo e individual.
>Plataformas Learning Management System (LMS) - Moodle:
criação de espaços de trabalho colaborativo permitindo participar em diálogos privados e públicos em espaçostempos comunicacionais síncronos e assíncronos; construir com o(s) outro(s); revisão dos registros construídos no AVA.
>Como usar plataformas LMS nas escolas?
(realidade de Portugal)
design das atividades das pessoas;
o foco da interação, para além da tecnologia (interatividade de Silva, 2007 atenderia a esta reflexão?)
Os QWERTY da educação (PAPERT)- máquinas de escrever que passaram a ser elétricas por manter a disposição do teclado na mesma organização!? João utilizou como metáfora para repensar o currículo praticado em ambientes online.
Como se dá a formação das pessoas nesta lógica formacional?
Remeteu-se ao livro: Wenger, E, White, N & Smith, J. (2009). Digital Habitats - stewarding technology for communities. Portland: CPsquare. para aguçar a compreensão das relações de aprendizagem contemporâneas.
Ciberabs

Blogs: Mapeando um objeto

Autoria de:
Adriana Amaral (UTP)
Raquel Recuero (UCPel)
Sandra Portella Montardo (Feevale)

Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de História da Mídia, no GT História da Mídia Digital. Universidade Federal Fluminense,
13 a 16 de maio de 200

Artigos acadêmicos « Raquel Camargo

Para quem pesquisa sobre Twitter neste blog da Raquel Camargo temos boas referências:
Artigos acadêmicos « Raquel Camargo

sábado, 23 de julho de 2011

Circular

CIRCULAR N.º 246/2011

[Calendário] [Cursos e vagas] [Locais de candidatura] [Boletim]

[Escola Superior de Enfermagem]

Estão abertas as candidaturas aos 2ºs ciclos (Mestrados) e 3ºs ciclos (Doutoramentos) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para frequência no ano lectivo 2011/2012.

FASES DE CANDIDATURA


1ª Fase: 30 de Maio a 1 de Julho
2ª Fase: 1 a 26 de Agosto
3ª Fase: 26 de Setembro a 7 de Outubro

Na 1.ª fase de candidaturas o número de vagas é fixado em 50% do total das vagas aprovadas, sem prejuízo de eventuais ajustamentos, com arredondamento ao número inteiro inferior, sempre que aplicável.

Circular

Poster id160 red_mat_lp_metas_chall11_1

Poster Metas TIC e recursos interativos nas áreas estruturantes de Língua portuguesa e Matemática no 3º ciclo do E.B. da Profa. Teresa Pombo
Poster id160 red_mat_lp_metas_chall11_1

Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição |

Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição |: "Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição


Este é um curso de Aperfeiçoamento/Extensão via web destinado a professores da rede pública de todo o Brasil, preferencialmente aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado.
Caso você tenha interesse em realizá-lo, preencha o formulário de pré-inscrição logo a seguir.
É importante esclarecer que o preenchimento do formulário não garante a efetivação de sua inscrição, mas insere seus dados em uma lista de demanda que será enviada ao Ministério da Educação, cabendo a este a confirmação da sua inscrição."

Live on Ochato

Assista agora Ochato - a construção de mapas conceituais no desenvolvimento de inteligências com a Profa. Léa Fagundes.

Watch live streaming video from twitcam_ochato at livestream.com

BGames 2011 - Games e Corpo @ S

X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital/Salvador - Bahia
Dias 7 à 9 de Novembro de 2011
BGames 2011 - Games e Corpo @ S

Games e Educação

Socializo alguns registros sobre Games e Educação.
Lynn Alves e Thiago Falcão falam sobre jogos e ações violentas. Como podemos correlacionar?
Livro Game Over: jogos eletrônicos e violência.
"Jogos constituem espaços de aprendizagem. Situações que promovam níveis significativos de aprendizagens." (Alves, Lynn)
interconectividade;
imersão;
realismo das cenas;
níveis de interatividade.


Entrevista com professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB Lynin Alves.
área multireferencial
http://youtu.be/GmVpypMhKpk

Série "Jogos eletrônicos e violência" gravado em 24/05/2010 no Programa Espaço Livre.
Aureni de Almeida conversa com Iris Sá - psicopedagoga, Lynn Alves - pedagoga e José Carlos Ribeiro - psicólogo
O objetivo pedagógico no trabalho com jogos na escola.
Games são artefatos, dispositivos e como tal estão suscetíveis a todos os tipos de usos.
"Leitura simplista dos jogo canalizando a violência"; momento de catarse mediada pelo jogo. "Necessidade de realização do campo simbólico (SÁ, Iris)". Articulações do momento do jogo - aprendizado de uma 2ª língua, respeito as hierarquias sociais estabelecidas, rapidez do raciocínio, desenvolvimento de habilidades cognitivas, etc;
Desenvolvimento de livros eletrônicos em formato educativo tira o encanto dos games para crianças e adolescentes;
potencial dos jogos - positivo e negativo
Os games promovem outras dinâmicas sociais em três dimensões: cooperação, competição e conflitivos.
O trabalho colaborativo dos games no estabelecimento de táticas e estratégias para alcançar o objetivo do jogo.
Narrativa fílmica que também traz a questão da violência, sem necessariamente promover ações violentas. Os pais devem fazer a censura em relação ao que seus filhos tem acesso.
Tecnologias são produções culturais e humanas. Nós somos responsáveis pelos usos que fazemos destas.
Diferenciar mundo real e simbólico.
O adulto tem o papel de mediar o tempo de cada atividade.
Cada família vai ter que descobrir as estratégias mais adequadas para fazer a intervenção de controle de cada atividade (LYNN, Alves).
Aproveitar as situações dos jogos para intervir promovendo a aprendizagem.
As narrativas que contextualizam os jogos promovem a aprendizagem entre diversas interfaces, para além da Comunicação e Educação.
Atentar para as variáveis que envolvem a jogabilidade.
Investimento crescente em jogos dentro do Brasil, incentivado pelo MEC.
Como trabalhar com a violência que mobiliza o desenvolvimento dos jogos no Brasil?
Evolução tecnológica dos dispositivos (RIBEIRO, J.).
Criação de mundo paralelo a partir dos jogos, dos softwares sociais inibem o fluxo de relacionamento interpessoal do indivíduo dentro da sociedade.
Característica dessa geração conectada - Geração C: colaboração, cooperação e conectividade. (Ideia das Tribos)
Ignorância desejada diferente sobre a alienação dos jogos. É uma forma de não se implicar no uso dos jogos na Educação.
Jogadores são interlocutores fantásticos!!!
Entender a nossa limitação sobre o uso de games na Educação e investir na oportunidade de acompanhamento deste processo.
Potencializador da aprendizagem e as possíveis intervenções.
Livro "Brincar de matar monstros" de JONES, Gerard.
Psicomotricidade relacional - jogo livre com diversos materiais para mediar os impulsos violentos, alimentando a plasticidade cerebral como fuga do pensamento cartesiano da sala de aula convencional. Hoje, o trabalho com intertextos que é uma história dentro da outra criando outras narrativas (SÁ, Iris).
Ciberabraços,

- Ensino Online -

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

LINHA DE PESQUISA : COMUNIDADES VIRTUAIS

Projeto de pesquisa :

Ensino on-line: trilhando novas possibilidades pedagógicas
mediadas pelos jogos eletrônicos

- Ensino Online -

Maria Teresa Montoan - Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática

‎"[...]alguém que tenha o desejo de compartilhar conhecimentos com seus alunos, que tenha o desejo de aprender com o ensinar[...]" compartilho desta reflexão que valoriza o processo de ensinoaprendizagem que estão em nosso cotidiano dentro e fora da escola. Em contraponto, tenho que buscar estratégias e táticas em relação ao currículo, as práticas pedagógicas instituídas e institucionalizante.
Não consegui pensar na independência do ato de ensinar e aprender. Penso que esses conceitos estão imbricados um no outro constituintes de um intenso processo de ensinoaprendizagem, pois as trocas são vividas pelos praticantes deste processo em diferentes espaçostempos. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Canção da América - Milton Nascimento

A você meu amigo, minha amiga dedico esta canção especial

Canção Da América

Milton Nascimento

Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Cibercultura e educação em debate - 29/04/2011

Esse programa foi uma excelente aula sobre Cibercultura e Educação.


Manuel Castells en #acampadabcn (I)

Mapeando algumas falas do sociólogo Castells, Manuel sobre movimentos da contemporaneidade:
;
http://youtu.be/TKfr_EA4ey0;
http://youtu.be/ZT3XoHHzonA;
http://youtu.be/wAVr2NcpFLA;

O poder das Redes Sociais:
http://youtu.be/sDGZHscJTtQ;
http://youtu.be/okuu1-AcrrY;
O que diz o prof. James Fowler sobre as Redes Sociais:
E mais:
http://youtu.be/YwunBETALaM;
http://youtu.be/v5Kvjme3CC0;
http://youtu.be/A7TzQ8WctRk.

Entrevista de Castells para a TV CNN sobre a crise econômica:
http://youtu.be/hxcvp956jpo;
http://youtu.be/WJSS3Up-RYo

Socializo um breve mapeamento que fiz sobre o conceito de Redes Sociais, e suas implicações nas relações 
de comunicação, poder e democracia em nosso cotidiano. Muito interessante pensar no direito humano fundamental a comunicação livre e autônoma para todo mundo a partir de dispositivos móveis conectados à Internet.Como este direito humano específico a comunicação pode mobilizar ainda mais a aprendizagem aberta em ambientes abertos online?
Como os comportamentos individuais e coletivos são transformados pelas Redes Sociais da Internet (RSIs)? E como as relações humanas afetam os processos de aprendizagem abertos em ambientes online?
Ciberabs.

Twitter Reading List

Twitter Reading List
How to use Twitter for Social Learning
200+ articles and resources

Twitter Reading List

Twitter Reading List
How to use Twitter for Social Learning
200+ articles and resources

Twitter Reading List

Twitter Reading List
How to use Twitter for Social Learning
200+ articles and resources

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Open Access Week

A global event, now in its 4th year, promoting Open Access as a new norm in scholarship and research. LEARN MORE: http://tinyurl.com/2f96u6s FGV
Comunidade Open Access Week

Nehte Ufpe

Socializando com vocês!
A organização do Simpósio Hipertexto 2010 informa que já está disponível para acesso a série de vídeos que reproduzem na íntegra a conferência Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente (From the opaque to the transparent hypertext), com o filósofo da informação Pierre Lévy.

Vídeos da conferência com Pierre Lévy já estão disponíveis para acesso

O site Nehte - UFPE » Página Inicial

PNE

Olá Pessoal,
Vamos acompanhar mais de perto a elaboração do PNE.
Vale a pena ler o anterior LEI No 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001.

Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

Conhecer o projeto de lei do PNE para vigorar de 2011 a 2020, disponível para download no site do MEC .
É viável? Há outras possibilidades de emendas?