Educação Online

quinta-feira, 28 de julho de 2011

shurumba - Blaving

Conhecendo um novo software social o Blaving que utiliza post de voz. Funciona no formato podcast. Estou com vontade de investir nestes posts.
shurumba - Blaving
Fica a dica. Ciberabs

Papel «Ale Okada

Blog da Alexandra Okada (IPC)
Papel «Ale Okada: "OKADA, A. e S. OKADA (2007). Novos Paradigmas nd Educacão on-line com um Aberta Aprendizagem . In: V Conferencia Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação nd Educação. Challenges2007. Braga, Portugal."

DGIDC - Webinars » Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS

DGIDC - Webinars » Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS: "Aprendizagem Mediada por Plataformas LMS
João Filipe Matos | 2011.02.9 |"
Alguns registros que fiz:
>Sobre o 'aprender':
1º a partir das relações naturais estabelecidas nos contextos sociais que envolvem o ser humano como a família, comunidade, escola etc.
2º criação de contextos de aprendizagens mediadas pela tecnologia (VYGOTSKY, PAPERT) com interações que promovam a transformação dos conhecimentos e das ideias dos envolvidos neste processo, conhecimento como produto coletivo e individual.
>Plataformas Learning Management System (LMS) - Moodle:
criação de espaços de trabalho colaborativo permitindo participar em diálogos privados e públicos em espaçostempos comunicacionais síncronos e assíncronos; construir com o(s) outro(s); revisão dos registros construídos no AVA.
>Como usar plataformas LMS nas escolas?
(realidade de Portugal)
design das atividades das pessoas;
o foco da interação, para além da tecnologia (interatividade de Silva, 2007 atenderia a esta reflexão?)
Os QWERTY da educação (PAPERT)- máquinas de escrever que passaram a ser elétricas por manter a disposição do teclado na mesma organização!? João utilizou como metáfora para repensar o currículo praticado em ambientes online.
Como se dá a formação das pessoas nesta lógica formacional?
Remeteu-se ao livro: Wenger, E, White, N & Smith, J. (2009). Digital Habitats - stewarding technology for communities. Portland: CPsquare. para aguçar a compreensão das relações de aprendizagem contemporâneas.
Ciberabs

Blogs: Mapeando um objeto

Autoria de:
Adriana Amaral (UTP)
Raquel Recuero (UCPel)
Sandra Portella Montardo (Feevale)

Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de História da Mídia, no GT História da Mídia Digital. Universidade Federal Fluminense,
13 a 16 de maio de 200

Artigos acadêmicos « Raquel Camargo

Para quem pesquisa sobre Twitter neste blog da Raquel Camargo temos boas referências:
Artigos acadêmicos « Raquel Camargo

sábado, 23 de julho de 2011

Circular

CIRCULAR N.º 246/2011

[Calendário] [Cursos e vagas] [Locais de candidatura] [Boletim]

[Escola Superior de Enfermagem]

Estão abertas as candidaturas aos 2ºs ciclos (Mestrados) e 3ºs ciclos (Doutoramentos) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para frequência no ano lectivo 2011/2012.

FASES DE CANDIDATURA


1ª Fase: 30 de Maio a 1 de Julho
2ª Fase: 1 a 26 de Agosto
3ª Fase: 26 de Setembro a 7 de Outubro

Na 1.ª fase de candidaturas o número de vagas é fixado em 50% do total das vagas aprovadas, sem prejuízo de eventuais ajustamentos, com arredondamento ao número inteiro inferior, sempre que aplicável.

Circular

Poster id160 red_mat_lp_metas_chall11_1

Poster Metas TIC e recursos interativos nas áreas estruturantes de Língua portuguesa e Matemática no 3º ciclo do E.B. da Profa. Teresa Pombo
Poster id160 red_mat_lp_metas_chall11_1

Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição |

Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição |: "Pré-Inscrição de alunos para o curso de Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos - 3ª Edição


Este é um curso de Aperfeiçoamento/Extensão via web destinado a professores da rede pública de todo o Brasil, preferencialmente aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado.
Caso você tenha interesse em realizá-lo, preencha o formulário de pré-inscrição logo a seguir.
É importante esclarecer que o preenchimento do formulário não garante a efetivação de sua inscrição, mas insere seus dados em uma lista de demanda que será enviada ao Ministério da Educação, cabendo a este a confirmação da sua inscrição."

Live on Ochato

Assista agora Ochato - a construção de mapas conceituais no desenvolvimento de inteligências com a Profa. Léa Fagundes.

Watch live streaming video from twitcam_ochato at livestream.com

BGames 2011 - Games e Corpo @ S

X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital/Salvador - Bahia
Dias 7 à 9 de Novembro de 2011
BGames 2011 - Games e Corpo @ S

Games e Educação

Socializo alguns registros sobre Games e Educação.
Lynn Alves e Thiago Falcão falam sobre jogos e ações violentas. Como podemos correlacionar?
Livro Game Over: jogos eletrônicos e violência.
"Jogos constituem espaços de aprendizagem. Situações que promovam níveis significativos de aprendizagens." (Alves, Lynn)
interconectividade;
imersão;
realismo das cenas;
níveis de interatividade.


Entrevista com professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB Lynin Alves.
área multireferencial
http://youtu.be/GmVpypMhKpk

Série "Jogos eletrônicos e violência" gravado em 24/05/2010 no Programa Espaço Livre.
Aureni de Almeida conversa com Iris Sá - psicopedagoga, Lynn Alves - pedagoga e José Carlos Ribeiro - psicólogo
O objetivo pedagógico no trabalho com jogos na escola.
Games são artefatos, dispositivos e como tal estão suscetíveis a todos os tipos de usos.
"Leitura simplista dos jogo canalizando a violência"; momento de catarse mediada pelo jogo. "Necessidade de realização do campo simbólico (SÁ, Iris)". Articulações do momento do jogo - aprendizado de uma 2ª língua, respeito as hierarquias sociais estabelecidas, rapidez do raciocínio, desenvolvimento de habilidades cognitivas, etc;
Desenvolvimento de livros eletrônicos em formato educativo tira o encanto dos games para crianças e adolescentes;
potencial dos jogos - positivo e negativo
Os games promovem outras dinâmicas sociais em três dimensões: cooperação, competição e conflitivos.
O trabalho colaborativo dos games no estabelecimento de táticas e estratégias para alcançar o objetivo do jogo.
Narrativa fílmica que também traz a questão da violência, sem necessariamente promover ações violentas. Os pais devem fazer a censura em relação ao que seus filhos tem acesso.
Tecnologias são produções culturais e humanas. Nós somos responsáveis pelos usos que fazemos destas.
Diferenciar mundo real e simbólico.
O adulto tem o papel de mediar o tempo de cada atividade.
Cada família vai ter que descobrir as estratégias mais adequadas para fazer a intervenção de controle de cada atividade (LYNN, Alves).
Aproveitar as situações dos jogos para intervir promovendo a aprendizagem.
As narrativas que contextualizam os jogos promovem a aprendizagem entre diversas interfaces, para além da Comunicação e Educação.
Atentar para as variáveis que envolvem a jogabilidade.
Investimento crescente em jogos dentro do Brasil, incentivado pelo MEC.
Como trabalhar com a violência que mobiliza o desenvolvimento dos jogos no Brasil?
Evolução tecnológica dos dispositivos (RIBEIRO, J.).
Criação de mundo paralelo a partir dos jogos, dos softwares sociais inibem o fluxo de relacionamento interpessoal do indivíduo dentro da sociedade.
Característica dessa geração conectada - Geração C: colaboração, cooperação e conectividade. (Ideia das Tribos)
Ignorância desejada diferente sobre a alienação dos jogos. É uma forma de não se implicar no uso dos jogos na Educação.
Jogadores são interlocutores fantásticos!!!
Entender a nossa limitação sobre o uso de games na Educação e investir na oportunidade de acompanhamento deste processo.
Potencializador da aprendizagem e as possíveis intervenções.
Livro "Brincar de matar monstros" de JONES, Gerard.
Psicomotricidade relacional - jogo livre com diversos materiais para mediar os impulsos violentos, alimentando a plasticidade cerebral como fuga do pensamento cartesiano da sala de aula convencional. Hoje, o trabalho com intertextos que é uma história dentro da outra criando outras narrativas (SÁ, Iris).
Ciberabraços,

- Ensino Online -

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

LINHA DE PESQUISA : COMUNIDADES VIRTUAIS

Projeto de pesquisa :

Ensino on-line: trilhando novas possibilidades pedagógicas
mediadas pelos jogos eletrônicos

- Ensino Online -

Maria Teresa Montoan - Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática

‎"[...]alguém que tenha o desejo de compartilhar conhecimentos com seus alunos, que tenha o desejo de aprender com o ensinar[...]" compartilho desta reflexão que valoriza o processo de ensinoaprendizagem que estão em nosso cotidiano dentro e fora da escola. Em contraponto, tenho que buscar estratégias e táticas em relação ao currículo, as práticas pedagógicas instituídas e institucionalizante.
Não consegui pensar na independência do ato de ensinar e aprender. Penso que esses conceitos estão imbricados um no outro constituintes de um intenso processo de ensinoaprendizagem, pois as trocas são vividas pelos praticantes deste processo em diferentes espaçostempos. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Canção da América - Milton Nascimento

A você meu amigo, minha amiga dedico esta canção especial

Canção Da América

Milton Nascimento

Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Cibercultura e educação em debate - 29/04/2011

Esse programa foi uma excelente aula sobre Cibercultura e Educação.


Manuel Castells en #acampadabcn (I)

Mapeando algumas falas do sociólogo Castells, Manuel sobre movimentos da contemporaneidade:
;
http://youtu.be/TKfr_EA4ey0;
http://youtu.be/ZT3XoHHzonA;
http://youtu.be/wAVr2NcpFLA;

O poder das Redes Sociais:
http://youtu.be/sDGZHscJTtQ;
http://youtu.be/okuu1-AcrrY;
O que diz o prof. James Fowler sobre as Redes Sociais:
E mais:
http://youtu.be/YwunBETALaM;
http://youtu.be/v5Kvjme3CC0;
http://youtu.be/A7TzQ8WctRk.

Entrevista de Castells para a TV CNN sobre a crise econômica:
http://youtu.be/hxcvp956jpo;
http://youtu.be/WJSS3Up-RYo

Socializo um breve mapeamento que fiz sobre o conceito de Redes Sociais, e suas implicações nas relações 
de comunicação, poder e democracia em nosso cotidiano. Muito interessante pensar no direito humano fundamental a comunicação livre e autônoma para todo mundo a partir de dispositivos móveis conectados à Internet.Como este direito humano específico a comunicação pode mobilizar ainda mais a aprendizagem aberta em ambientes abertos online?
Como os comportamentos individuais e coletivos são transformados pelas Redes Sociais da Internet (RSIs)? E como as relações humanas afetam os processos de aprendizagem abertos em ambientes online?
Ciberabs.

Twitter Reading List

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How to use Twitter for Social Learning
200+ articles and resources

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200+ articles and resources

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quarta-feira, 13 de julho de 2011

Open Access Week

A global event, now in its 4th year, promoting Open Access as a new norm in scholarship and research. LEARN MORE: http://tinyurl.com/2f96u6s FGV
Comunidade Open Access Week

Nehte Ufpe

Socializando com vocês!
A organização do Simpósio Hipertexto 2010 informa que já está disponível para acesso a série de vídeos que reproduzem na íntegra a conferência Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente (From the opaque to the transparent hypertext), com o filósofo da informação Pierre Lévy.

Vídeos da conferência com Pierre Lévy já estão disponíveis para acesso

O site Nehte - UFPE » Página Inicial

PNE

Olá Pessoal,
Vamos acompanhar mais de perto a elaboração do PNE.
Vale a pena ler o anterior LEI No 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001.

Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

Conhecer o projeto de lei do PNE para vigorar de 2011 a 2020, disponível para download no site do MEC .
É viável? Há outras possibilidades de emendas?

http://www.abed.org.br/congresso2011/inscricoes.asp

17º Congresso Internacional de Educação a Distância
"A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas - Interação com Diversidade"
Período: 30 ago a 02 set 2011
Local: Manaus/AM

domingo, 10 de julho de 2011

Desenho Didático em Educação online

Painel intitulado Desenho Didático em Educação online, coordenado por Marco Silva (UNESA/RJ) publicado nos anais do XIV ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática do Ensino): Trajetórias e processos de ensinar e aprender – lugares,
memórias e culturas. Porto Alegre: PUC/RS, 27 a 30 de abril de 2008.

Moodle 1911 web

Moodle 1911 web
Artigo Moodle - Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso por Lynn Alves, Daniela Barros e Alexandra Okada (Org.), Bahia, 2009.